Atendimento Individual para adultos 

A procura por um Analista pode ser motivada por inúmeros fatores: depressão, ansiedade, transtornos emocionais, transtornos psicossomáticos, fobias, separações,  rupturas ou mudanças drásticas, luto pela perda de um ente querido, entre múltiplos conflitos que podem aflorar a qualquer momento em nossas vidas, afinal, para sofrer há apenas uma condição: estar vivo! A clínica Psicanalítica com adultos opera com dois importantes instrumentos: a Associação Livre e a Atenção Flutuante. A primeira consiste em possibilitar ao paciente que fale livremente sobre o que quiser; seus sonhos, fatos relacionados à sua história de vida, trabalho, amigos, relacionamentos, desejos, sexualidade etc. A segunda ferramenta é utilizada pelo analista ao escutar o paciente em seu relato. Esta escuta difere da escuta que recebemos em nossa convivência em sociedade: nossa família e amigos, por exemplo. Digo que esta escuta exige técnica, e uma total "suspensão" dos valores, pré-conceitos e crenças pertencentes à pessoa do terapeuta. Por este motivo, a chamamos de "flutuante".Muitos dizem que os Psicanalistas se calam em demasia; na verdade, o que nos mostra a experiência, é que quem deve se calar durante a Análise é a pessoa do Analista, e não o Analista propriamente dito. A escuta Psicanalítica é desprovida de julgamentos, pois apoia-se em uma ética que não possui protocolos, priorizando os sentimentos e desejos de cada indivíduo em sua mais íntima particularidade.

Terceira Idade

O Envelhecimento é um processo inerente à condição humana; nele observamos a evolução de aspectos do desenvolvimento biológico e da subjetividade. Atualmente consideramos que a partir dos 65 anos entramos na Terceira idade, ou porque não, chamá-la de melhor idade, visto que muitos dos conflitos vivenciados na infância e adolescência estariam superados? Ocorre que este período representa marcantes mudanças observadas no corpo físico e possíveis limitações, ao mesmo tempo em que mudanças subjetivas e sociais operam no funcionamento psíquico. Freud destacou em seus escritos (O Mal-Estar na Civilização) que um dos principais meios de sofrimento experienciados pelos humanos relaciona-se à percepção sobre o próprio envelhecimento. O processo biológico seguirá seu curso natural, não há como mudá-lo, porém, o sofrimento psíquico é produto de um inconsciente atemporal, ou seja, não acompanha o tempo do corpo.

Diante da observação clínica Psicanalítica e estudos acumulados ao longo dos anos, o Analista conta com a possibilidade de oferecer escuta ao paciente para que seus possíveis conflitos, anseios, inquietações e desejos sejam trabalhados com o objetivo de oferecer autoconhecimento e melhor qualidade de vida. 

Avaliação Psicológica para cirurgia

O surgimento de uma doença ou indicação cirúrgica de resultados irreversíveis caracterizam eventos importantes no psiquismo humano, fato que impõe a adoção de um novo posicionamento subjetivo pelo paciente diante do adoecimento ou cirurgia. Este paciente que até então vivia sua rotina: trabalho, convívio social e lazer, agora vê-se diante de fatores geradores de angústia, dúvidas e receios. 

Estas experiências inserem um antes e um depois na vida dos pacientes, marcando suas existências e a posição subjetiva que ocupam.

Pacientes em fila de espera por um transplante, ou à espera pela realização de um procedimento cirúrgico, se deparam com os mais variados tipos de sentimentos em diversos níveis de intensidade como: medo, negação, raiva, ansiedade, devidos à situação de adoecimento. As transformações do corpo ocasionadas pelo adoecimento podem causar sensações de estranhamento do próprio corpo; é nesse momento que o paciente observa a imagem simbólica desse corpo atravessada por outra imagem real (o retrato do adoecimento) esta que, no início, dificilmente será reconhecida como parte integrante do sujeito.

A avaliação Psicológica é indicada em procedimentos cirúrgicos habituais como: cirurgia bariátrica, vasectomia e laqueadura tubária. 

Após avaliação e elaboração de laudo, o acompanhamento psicoterápico é fundamental para apoiar o paciente em seu processo de simbolização e adaptação à nova realidade, descobrindo novas formas de enfrentamento e reabilitação.







Crie o seu website ou loja online com o Mozello.

Rapidamente, facilmente, sem programação.

Notificar abuso Saber mais